Pages

domingo, 31 de janeiro de 2016

Uma breve pausa.

Como fiquei um bom tempo sem postar, e que com um bom tempo eu quero dizer 5 anos, resolvi postar algo a mais hoje. Pois logo estarei viajando e não sei quando vou parar e postar algo novamente. Resumindo esses 5 anos: Por que resolvi voltar a mexer com blogs? Exatamente porque ninguém sabe mais o que é blog, então fico mais tranquilo quanto as minhas postagens. E outro motivo é porque amadureci muito a minha escrita, óbvio que não chega a ser perfeita, longe disso, mas creio eu que possuo mais experiência com a escrita, e que não vou decepcionar nenhum corretor ortográfico de plantão.
Obviamente, nesses cinco anos eu cresci, adquiri experiência, mudei alguns conceitos, conheci pessoas novas, fiz novas amizades e substitui alguns sonhos.
Então sobre o que quero falar hoje é principalmente sobre mudança de conceitos e substituição de sonhos.
É normal em todo ser humano a uma certa idade esse tipo de mudança, e o que mais acontece nesse vendaval de mudanças é a famosa crise de identidade. Essa crise de identidade, creio eu, que vem através do choque de conceitos internos com os externos, dos sonhos internos com os sonhos "alcançáveis". Pois, há grande diferença entre sonhos e conceitos, isso é bem nítido na verdade. Então, um adolescente de 16 anos (foi a idade mais ou menos em que eu entrei nessa crise), que acaba de conhecer o mundo adulto, ele sofre com esse choque de mundo interno com o externo, e tudo aquilo que antes ele achava que o definia, não passava de mera fantasia.
Como eu disse antes, tudo isso é normal, estamos todos fadados a passar por essas crises. Do mesmo jeito que existe a crise da meia idade, a crise existencial, dentre outras crises que não me vem a cabeça no momento, mas que estamos todos sujeitos a passar por algumas delas.
Conceituando então a crise de identidade: é aquele momento em que a pessoa que você acredita ser, já não parece ser mais real o quanto era. E você que tem uma ideia de quem é, começa a desacreditar dessa ideia, só que o momento exato da crise, digamos o clímax, é quando em meio a esse choque, você não consegue mais definir quem é exatamente com a mesma precisão que havia antes. Essa é a hora em que sua crise está formada.
E como sair dessa crise? É permanente?
Não, não é permanente, e o jeito mais simples de sair dessa crise é aceitar as mudanças, se antes você achava que... Por exemplo: Mas eu era muito tímido, e não sabia conversar, e tinha medo. Aceite que agora você é corajoso, que sua fala destravou, e que não tem mais medo de expor suas opiniões. E assim por diante, com qualquer que seja o seu "eu" anterior, aceite que você é suscetível à mudanças. Nunca pense nem por um momento sequer que você é imutável.
Depois que você aprender a lhe dar com suas mudanças, verás que não é tão difícil ultrapassar limites. Pois o limite nós mesmos determinamos. E se esse limite for muito extenso, suas dificuldades tornam-se meros passatempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog